Lex Medic

Saiba quais são as especialidades médicas mais concorridas nos processos seletivos para residência médica

Está indeciso sobre qual especialidade realizar a sua residência médica? Confira a lista das 5 especialidades mais disputadas nos processos seletivos

Se você está indeciso sobre qual residência seguir, mas busca as áreas em alta que são, consequentemente, as mais disputadas nos processos seletivos, ou se deseja conferir se a jornada que você sonha será desafiadora, essa lista é para você!

Algumas áreas são mais disputadas pelos candidatos nos processos de residência médica e isso se confirma pelos altos números de candidatos por vaga. Saber se a sua especialidade dos sonhos está entre as especialidades médicas mais concorridas pode te ajudar a se preparar melhor para as provas.

Esse levantamento foi realizado levando em conta o número de candidatos por vaga nos processos de seleção 2023/2024, analisando as especialidades mais concorridas dos 24 principais processos seletivos para residência médica no Brasil.

1º lugar: Dermatologia

A Dermatologia ocupou a posição de especialidade mais concorrida nos processos seletivos para residência médica no último ano, alcançando 148 candidatos por vaga ofertada no processo seletivo do Hospital Sírio Libanês.

Como uma das áreas específicas da Medicina, a Dermatologia é a especialidade que cuida de patologias que acometem a pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. A especialidade agrupa toda a parte clinica, cirúrgica e também a cosmiátrica da profissão.

A Dermatologia entra nas especialidades de Acesso Direto, ou seja, aquelas chamadas de R1 e que não requerem nenhum outro tipo de especialização anterior, além da graduação em Medicina. A residência tem um total de 3 anos, sendo um voltado para formação básica em clínica médica e os outros dois direcionados à especialização.

2º lugar: Psiquiatria

Em segundo lugar entre as especialidades mais concorridas nos processos seletivos para residência médica está a Psiquiatria. Esta especialidade alcançou uma relação de 141 candidatos por vaga no programa ofertado pelo Hospital Santa Catarina de Blumenau, por meio do processo seletivo unificado da Associação Médica do RS (AMRIGS).

A Psiquiatria é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais e de comportamento. Além disso, o profissional dessa área deve realizar atendimento, tratamento e reabilitação de diversas doenças mentais.

Para lidar com questões de saúde mental é necessário muito trabalho, empatia, cuidado e senso de responsabilidade, princípios aprendidos durante os 3 anos de residência médica, que faz parte das especialidades R1, ou seja, de Acesso Direto.

3º lugar: Neurocirurgia

Em terceiro lugar na relação de especialidades mais concorridas nos processos seletivos de residência médica, está a Neurocirurgia, alcançando uma concorrência de 82,5 candidatos por vaga no processo seletivo do IAMSPE 2024.

A Neurocirurgia é uma especialidade cirúrgica da medicina que se dedica a pesquisar, diagnosticar e tratar, principalmente por intervenção cirúrgica, doenças que acometem o sistema nervoso, e por consequência, o corpo humano como um todo.

Para se tornar um neurocirurgião, o profissional deve realizar a Residência Médica em Neurocirurgia com duração de 5 anos e que também é uma especialidade médica R1, ou seja, de Acesso Direto.

A Dermatologia ocupou a posição de especialidade mais concorrida nos processos seletivos para residência médica no último ano, alcançando 148 candidatos por vaga ofertada no processo seletivo do Hospital Sírio Libanês.

4º lugar: Otorrinolaringologia

A especialidade que ocupa o quarto lugar é a Otorrinolaringologia, alcançando 151 candidatos por vaga no processo seletivo unificado de Minas Gerais (PSU-MG), concorrendo à especialidade pelo Hospital Madre Tereza, localizado em Belo Horizonte - MG.

A otorrinolaringologia é a especialidade responsável por tratar de patologias que acometem o nariz, os seios da face, a garganta e os ouvidos. O profissional cuida de 3 dos nossos 5 sentidos: audição, olfato e paladar.

A otorrinolaringologia é uma das especialidades R1, ou seja, de Acesso Direto e possui a duração total de 3 anos.

5º lugar: Cirurgia Plástica

Um clássico quando se pensa em residência médica concorrida, a cirurgia plástica é uma das especialidades mais disputadas, sendo o programa de residência mais concorrido na especialidade, ofertado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) por meio do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG, com 83 candidatos inscritos para apenas uma vaga.

A cirurgia plástica é uma especialidade médica focada na reconstrução de alguma parte do corpo humano. É considerada uma especialidade versátil, pois o profissional pode atuar em praticamente todo os corpo por meio da cirurgia plástica reparadora ou da cirurgia plástica estética.

Para exercer essa profissão, o profissional deve realizar a residência médica em cirurgia-geral, com duração de 3 anos e após esse período, realizar a especialização em cirurgia plástica, com duração de mais 3 anos. Ao final desse processo, o profissional deve ser aprovado no exame de título aplicado pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Agora que você já sabe mais sobre as especialidades mais procuradas, que tal ficar por dentro dos direitos do residente médico?

Você sabia que todo residente médico tem direito ao auxílio-moradia fornecido pelo Governo? Essa é uma realidade pouco conhecida e a Lex Medic pode te ajudar a resgatar esse valor sem nenhum custo. Quer saber mais? Entre em contato conosco através do whatsapp!

plugins premium WordPress