Você conhece todas as regras para fazer o “Antes e Depois" do seu paciente nas redes sociais?
Veja como fazer as publicações seguindo todos as regras do CFM
O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou as novas regras para a publicidade médica, que já estão valendo desde 11 de março de 2024.
Após um processo que durou mais de três anos e de realizar uma consulta pública que recebeu mais de 2.600 sugestões dos profissionais, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou suas regras para a publicidade médica. O novo texto permite que o médico divulgue seu trabalho nas redes sociais, faça publicidade dos equipamentos disponibilizados no seu local de trabalho e, em caráter educativo, use imagens de seus pacientes, ou de banco de fotos, desde que o material esteja ligado à especialidade registrada e seja acompanhado de legenda informativa.
Para isso, veja o guia que preparamos e que mostra como fazer o antes e depois do seu paciente da forma prática e ética, para que não aconteça nenhum problema:
As demonstrações de “antes e depois” dos pacientes devem ser acompanhadas por imagens com indicações, resultados satisfatórios, insatisfatórios e potenciais complicações decorrentes da intervenção.
As imagens devem ter o consentimento dos pacientes fotografados. Estes não devem ser identificados e as fotos não podem passar por edição.
Sempre que possível, o profissional deve apresentar perspectivas de tratamento para diferentes biotipos e faixas etárias, abrangendo a evolução imediata, a médio prazo e a longo prazo.
As selfies com pacientes nos consultórios passam a ser permitidas desde que não tenham características de sensacionalismo ou concorrência desleal.
Os médicos devem incluir seu nome, número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) e, caso seja especialista, precisa informar o número do Registro de Qualificação de Especialista (RQE). Caso o médico tenha apenas pós-graduação, poderá indicar o aperfeiçoamento profissional, mas incluir a inscrição “não especialista”.
Essas novas diretrizes do CFM refletem um avanço importante no sentido de alinhar a prática médica às mudanças tecnológicas e sociais, permitindo que os médicos compartilhem seu trabalho de forma mais transparente e educativa. É fundamental que os profissionais estejam atentos a essas normas para fortalecer a relação de confiança com os pacientes e preservar a ética da profissão. Na Lexmedic, estamos comprometidos em oferecer o suporte necessário para que você se mantenha sempre atualizado e seguro em suas práticas. Conte conosco para entender e aplicar essas mudanças, garantindo que seu marketing seja feito com ética, profissionalismo e respeito ao Código de Ética Médica.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.AceitarNão aceitarPolítica de privacidade